“RAIZ DE OURO” PARA O DESEMPENHO FÍSICO E MENTAL

rhodiola-rosea-plantaRhodiola rosea é uma planta nativa da Sibéria ártica, internacionalmente conhecida como “Golden Root” ou “Raiz de Ouro”.

Há séculos as raízes da Rhodiola têm sido usadas pelas culturas da Europa oriental e asiática para melhorar a resistência física e o rendimento de trabalho, a longevidade, a resistência a doenças provocadas por altas latitudes, e para tratar fadiga, depressão, anemia, impotência, indisposição gastrintestinal, infecções e desordens do sistema nervoso. O ponto comum de todas essas ações reside no seu potencial adaptogênico. Ervas adaptogênicas parecem possuir função bimodal de ação, determinando efeito estimulante ou sedativo dependendo da necessidade do indivíduo diante de uma situação particular. O intento terapêutico de um adaptógeno é promover uma ótima resposta para ambos, o stress interno e externo, e prevenir morbidades induzidas pelo stress.

Indicações:

Nos erhodiola_roseastados de esgotamento, fadiga e astenia com diminuição  da concentração e do rendimento físico e mental.

Nos indivíduos submetidos a regime de exercícios físicos  intensos, visando  atenuar o desgaste e aumentar o rendimento  físico.

 

A Rhodiola deve ser tomada pela manhã porque, para alguns usuários, ela pode interferir no sono. Para outros, a ingestão desse extrato à tarde pode não causar qualquer interferência nos padrões do sono. Se o usuário ficar excessivamente ativo, nervoso ou agitado, uma quantidade menor do extrato deve ser dispensado, seguida de graduais incrementos. O tempo de tratamento dependerá da severidade e da evolução dos sintomas, não havendo restrições para o uso prolongado desse ativo.

Contra indicações / Precauções:

Não deve ser utilizado por crianças e por pacientes com história conhecida de alergia ao ativo. Pacientes portadores de doenças cardíacas ou que estejam em uso de medicações para tratamento de distúrbios psiquiátricos não devem utilizar esse ativo sem a devida orientação e companhamento médico.

Interações medicamentosas:

Não há estudos específicos avaliando a interação do extrato de Rhodiola rosea L. com outras medicações, alimentos ou bebidas alcoólicas. Contudo, em função de seu mecanismo de ação recomenda-se evitar o uso de álcool. Pacientes que estejam recebendo outras medicações com ações sobre o Sistema Nervoso Central, tais como antidepressivos, anti-psicóticos, sedativos, ansiolíticos e estabilizadores do humor ou sobre o Sistema Cardiovascular como antiarrítmicos, digitálicos, vasodilatadores e betabloqueadores devem ser cuidadosamente avaliados antes de iniciar o tratamento com Rhodiola rosea L. Não é recomendável também seu uso antes de cirurgias e em pacientes sob tratamento anticoagulante.

Fonte: Informativo Técnico