São substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.  FPS significa Fator de Proteção Solar.
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas.

PREVINA O CÂNCER DE PELE: A PROTEÇÃO SOLAR É A PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO DA DOENÇA !

 

CÂNCER DE PELE 

O câncer de pele é o de maior evidência em relação a todos os cânceres. Pode-se dividir o mesmo  em dois grupos:  o carcinoma, que tem malignidade local , e o melanoma , considerado mais agressivo e se não diagnosticado  precocemente, pode trazer grandes complicações.

Fatores de risco: O mais conhecido fator de risco é a radiação UVA e UVB. A relação do UVB com o carcinoma e do UVA com o melanoma, já foi constatado.

Prevenção:  Evitar a intensa exposição solar, usar bloqueadores de proteção solar, antes de se expor ao sol, com reaplicação regular.

É fundamental, ter cuidado com as crianças, pois sabemos que a criança que recebeu radiação mais intensa tem chance maior de desenvolver o câncer de pele quando adulto.

 


dicas_de_veraoSOL e SAÚDE

  • Respeite os horários de pico de sol: Evite se expor ao sol entre 10 e 16 horas.
  • Escolha o protetor solar adequado e aplique-o 20 minutos antes da exposição ao sol.
  • Reaplique o fotoprotetor a cada duas horas ou sempre que entrar na água e praticar esportes.
  • Após exposição solar deve-se aplicar produtos hidratantes e calmantes para a pele.
  • Beba muita água, quanto mais melhor. Além de reidratar, ela garante o bom funcionamento dos intestinos e dos rins e,  deixando sua pele muito mais bonita.
  • Use Protetor Solar mesmo em dias nublados, pois os raios solares ultrapassam as camadas atmosféricas.