Atividade física precisa de cuidados para não causar lesões nas articulações

Atividade física é fundamental para trazer uma série de benefícios ao corpo, como diminuir peso, controlar colesterol e diabetes, manter o bem-estar, entre outros tantos, em todas as idades. benefícios-do-exercício-físico

Porém, tanto a falta quanto o excesso da prática podem ser prejudiciais se ela não for realizada adequadamente ou se não for acompanhada por um especialista da área.

Conforme explica o ortopedista Gustavo Campos, é muito importante respeitar os próprios limites, pois as principais lesões articulares decorrem não apenas de traumas, mas principalmente do mau uso da articulação. “O exercício realizado com excesso de frequência ou carga irá danificar a articulação mecanicamente e por meio de um processo inflamatório articular”, salienta.

Ligamentos e meniscos, por exemplo, são as regiões mais afetadas nos que praticam atividades físicas de alto impacto, como futebol, vôlei, skate ou lutas. “Principalmente em ‘esportistas de final de semana’, por não terem uma musculatura fortalecida”, ressalta o ortopedista e traumatologista Márcio Tannure.

Fortalecimento de musculatura e cartilagem

uc-ii-40mg-O fortalecimento da musculatura e da cartilagem, por meio de exercícios físicos adequados e de suplementação com nutracêuticos adequados para esse objetivo, contribui para o bem-estar do atleta e para o sucesso da atividade.

O nutracêutico UC-II®, por exemplo, consegue diminuir o desgaste e a dor em casos de lesão e tem sido bastante prescrito pelos especialistas.

Todos esses cuidados são fundamentais, pois as articulações são as responsáveis pela mobilidade e pela transmissão de força para o nosso corpo. Portanto, confira a seguir mais algumas recomendações do ortopedista e traumatologista Márcio Tannure para garantir a saúde dos movimentos. Lembre-se: saúde com exercícios acompanhados de especialistas!

  • Mantenha uma vida saudável, alimentação balanceada e atividades físicas acompanhadas por profissionais;
  • Faça a prevenção, com suplementação adequada, controle de carga e individualização de tratamento;
  • Ganhe massa muscular, pois a musculatura vai ser o maior amortecedor de impacto. Atividades como musculação combinadas com atividades aeróbicas são indicadas;
  • Utilize nutracêuticos para diminuir o processo inflamatório e para proteger a cartilagem.
Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/dicas-de-saude/atividade-fisica-precisa-de-cuidados-para-nao-causar-lesoes-nas-articulacoes