A HIPERTENSÃO ARTERIAL OU A PRESSÃO ALTA:

Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.

Consulte ao médico, ele poderá avaliar o seu caso.

CONSEQUÊNCIAS:

A pressão Alta agride os vasos, com isso, se tornam endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir e romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva a angina e pode ocasionar o infarto. No cérebro, o entupimento e rompimento de um vaso podem levar ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins também pode ocorrer entupimento, levando a paralisação dos rins. Toda essa situação são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.

medindo_pressão

TRATAMENTO:

O Tratamento para pressão alta, deve ser controlado com uso de medicamentos, prescritos pelo Médico, não esquecendo de observar hábitos saudáveis, como diminuir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas, controle do peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse.

DICAS ALIMENTARES ORIENTADOS POR NUTRICIONISTA:

  • Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais               como: hortelã, orégano, salsa, cebolinha e outros.
  • Prefira os alimentos em seu estado natural.
  • Dê preferência à frutas e verduras.
  • Fazer caminhadas ou algum outro exercício físico diariamente.
  • Ingerir água é imprescindível

 DICAS PARA PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

  1. Siga corretamente a dieta determinada por sua nutricionista;
  2. Faça exercícios (caminhada, andar de bicicleta, correr, etc.) regularmente;
  3. Siga corretamente o tratamento indicado por seu médico (antidiabéticos orais ou insulina), pois um controle inadequado da glicose aumenta sua chance de ter doença cardiovascular.

Consulte regularmente o seu médico e faça os exames de controle

Fale com farmacêutico…….

É interessante aferir a pressão arterial regularmente.